Analisando Acidentes do Trabalho

Pegamos como exemplo esse acidente na reportagem: Homem tem dedos amputados após acidente de trabalho, dizem bombeiros. Vítima em Uberaba foi atingida por viga de concreto e levada para hospital. Um trabalhador de 42 anos sofreu um acidente de trabalho e precisou ter os dedos do pé esquerdo amputados, nesta terça-feira (17), em Uberaba. O homem estava auxiliando na demolição de paredes em uma obra na Avenida Santos Dumont, quando foi atingido por uma viga de concreto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que prestou atendimento, o objeto caiu sobre o pé esquerdo causando fratura exposta. No momento do acidente, ele não utilizava bota com proteção adequada, apenas um tênis comum. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), onde segundo os…
Read More

VOCÊ SABIA QUE MUDARAM AS REGRAS PARA FISCALIZAÇÃO DA NR – 12?

Empresas terão prazo para adequarem máquinas e equipamentos antes de serem autuados. Uma mudança publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12), pelo Ministério do Trabalho, estabelece novas regras para a fiscalização da Norma Regulamentadora NR 12. Os auditores fiscais do trabalho continuarão inspecionando as empresas para conferir se a segurança das máquinas e equipamentos que a NR 12 estabelece está sendo observada. Porém, darão prazo para os empresários se adequarem, antes de emitir autos de infração e multas. A alteração visa atender ao interesse de proteção da saúde e segurança dos trabalhadores, além de conciliar com as empresas que têm a verdadeira intenção de regularização, dando a elas a oportunidade de adequação. Ao mesmo tempo, essa mudança estabelece aos auditores fiscais uma maior autonomia durante as fiscalizações. “O objetivo maior é…
Read More

VOCÊ SABIA QUE MEMBRO DA CIPA TAMBÉM RESPONDE JURIDICAMENTE EM CASO DE ACIDENTE?

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é velha conhecida dos trabalhadores brasileiros. Surgiu em 1921, com uma recomendação da OIT ( Organização Internacional do Trabalho) e Foi criada no Brasil em 1944 por Ato do Presidente Getúlio Vargas. Ao longo desses 60 anos muitas coisas mudaram no Brasil, porem a estrutura de funcionamento da CIPA quase nada mudou. Estrutura fundamental: Que os Cipeiros eleitos trabalhem em conjunto e de forma organizada em torno dos principais objetivos; Que façam um planejamento de trabalho, para cada período de gestão, pois ele é muito curto e se não tiverem organização de trabalho não se obtém as melhorias desejadas; Que os Cipeiros vão as reuniões bem preparados, com clareza dos problemas que serão discutidos, organizar uma pautas para as reinvindicações e discutir…
Read More

QUAIS OS SETORES MAIS FISCALIZADOS EM 2016?

O setor da construção civil lidera e é onde temos a maior incidência de fiscalizações e notificações, conforme estatística do Ministério do Trabalho realizado em 2016, isso é um dado alarmante, e podemos concluir que a segurança do trabalho no Brasil não está sendo observado com a devida proporção. Entre as irregularidades mais registradas nos relatórios de inspeção estão a não realização de exames médicos admissionais e periódicos, inexistência ou ineficácia dos programas de saúde ocupacional e de prevenção de riscos, falta de proteção coletiva adequada contra quedas em obras e não exigência, por parte do empregador, da utilização de equipamento de proteção individual (EPI). A Gestão de saúde e segurança do trabalho que a Tríade propõe em realizar, vem ao encontro da prevenção e redução desses indicadores, com equipe…
Read More

QUAIS OS RISCOS A SAÚDE DO TRABALHADOR E QUAIS OS AGENTES CAUSADORES?

Riscos de Acidentes: Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade e seu bem-estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidentes: maquinas e equipamentos sem proteções, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado entre outros; Risco Ergonômico: Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiologicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: levantamento de peso, ritmo de trabalho excessivo, monotonia, repetitividade, postura inadequada...; Risco Físico: Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como : ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.... Risco Químico: Consideram-se agentes de risco químico as substancias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo…
Read More

OS SEGREDOS DO ASSISTENTE TÉCNICO EM PERiCIAS JURÍDICAS

É o Assistente Técnico quem vai acompanhar meticulosamente as ações e procedimentos do perito, questionando-o quando for o caso e, ao final, elaborando um parecer técnico paralelo a ser anexado aos autos.   O Assistente Técnico também auxilia a parte e seu advogado a elaborar os quesitos a serem respondidos pelo Perito nomeado, bem como apresentar à parte e/ou a seu advogado elementos que possam ser utilizados em seu favor no decorrer da ação, aumentando as chances de êxito na pendência.   Cabe ao Assistente Técnico contratado, após tomar conhecimento dos autos do processo, expor de forma clara e objetiva seu entendimento sobre as questões suscitadas, esclarecendo os pontos controvertidos e apontando eventuais decisões judiciais a respeito do tema, ou seja, apresentar subsídios para a parte e seu advogado traçarem…
Read More

2017 O E-SOCIAL E O EMPREENDEDOR BRASILEIRO

O eSocial se trata de um projeto do governo federal que envolve o registro eletrônico das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, que hoje é feito de forma individualizada através de diversas obrigações. O objetivo do governo com o eSocial é transformá-lo em um único canal de informações para que o empregador possa registrar todos os eventos decorrentes das relações de trabalho e, consequentemente, apurar os impostos, contribuições e o FGTS devidos, ou seja, segundo informações obtidas diretamente no site governamental específico, se obtém a informação que este é um projeto que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Por sua vez, o site da Previdência Social esclarece que o e-Social é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Todos os…
Read More

Laudos trabalhistas obrigatórios ?

Os laudos trabalhistas são obrigatórios por lei e regulamentados pelas normativas do Ministério do Trabalho e Emprego (sujeitando a empresa a penalidades e multa, caso não possua essa documentação), e têm por objetivo preservar a integridade física do trabalhador com medidas de controle e prevenção de acidentes   O que é LTCAT? LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho. Trata-se de um levantamento efetuado na empresa para identificar riscos ambientais. Esse documento determina se há ou não insalubridade.   Por que fazer o LTCAT?   Não adianta a empresa assumir de forma não documental que suas atividades não possuem riscos que determinem aposentadoria especial e deixar de recolher as alíquotas complementares para esta aposentadoria. Há risco de constituir passivo trabalhista se a condição especial for caracterizada no futuro.…
Read More

PORQUE FAZER A GESTÃO DE MEDICINA OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO?

A importância da Gestão de Medicina e Segurança do Trabalho, realizada por profissionais competentes e comprometidos em prestar um serviço diferenciado, integrando medicina e segurança em um só objetivo, em fornecer serviços sistematizados para o cliente. Trabalhos devem ser voltados para a gestão e integração das Ações Prevencionistas em todos os seus níveis, estabelecendo medidas de controle através de ferramentas nas mãos de profissionais que são comprometidos para que as empresas garantam maior performance e os funcionários melhor qualidade de vida. Atualmente a importância com a agilidade nos Exames Médicos, e principalmente sejam realizados em consultórios que visam a maior racionalização do tempo unindo a necessidade da Empresa e dos Funcionários. Desta forma, assumindo o compromisso de atender com qualidade e eficiência, contribuindo na promoção da saúde e na proteção…
Read More